CAPACITAÇÃO NO CAMPO | O Sebrae-SP, em parceria com o Senar, capacitou produtores rurais em Capão Bonito por meio do curso ‘Inseminação Artificial em Bovinocultura Leiteira’.
Durante cinco dias, os 16 participantes puderam aprender com a médica veterinária, Ivany Dias, técnicas de inseminação artificial; alimentação e manejo dos bovinos; ciclo estral: fisiologia da reprodução, noções de anatomia e passagem de pipeta em peças uterinas; treinamento em vaca “in vivo”; leitura e anotação dos dados referentes ao touro e à identificação da palheta; manipulação correta da peça anatômica; manuseio do botijão: manipulação, descongelamento e aplicação do sêmen.
O curso foi realizado na Fazenda Teletron em Capão Bonito com duração de 40 horas e certificado de conclusão. Além desta habilitação, os produtores rurais continuam sendo capacitados na área de gestão, marketing, redução de custos e inovação, através do programa ALI Rural do Sebrae-SP.
“A técnica de inseminação artificial em bovinos é uma das mais empregadas no mundo para o avanço genético, e se desenvolve rapidamente na pecuária bovina brasileira, exigindo, cada vez mais, mão de obra capacitada para a sua execução correta. O Sebrae-SP identificou essa demanda e a atendeu, visando capacitar e, posteriormente, aumentar a lucratividade destes produtores”, comentou a analista de negócios, Letícia Marques.