ESTÁGIOS NA REDE DE SAÚDE | A Prefeitura de Capão Bonito avança ainda mais em sua estratégia de melhoria da saúde local ao acertar detalhes de um Termo de Cooperação Técnica com a Faculdade de Medicina São Caetano de Itapetininga.
O prefeito Júlio Fernando e a secretária de Saúde – Andreia Milani, reuniram-se na última segunda-feira, 5 de agosto, com o gestor de Internato da instituição – dr. Fernando, e médicos da rede municipal.
Durante o encontro, foram definidos os pormenores da parceria que possibilitará a realização de estágios de medicina na Atenção Primária de Capão Bonito.
A colaboração visa proporcionar aos estudantes uma experiência prática em um ambiente com um fluxo de atendimento estruturado e eficiente, como destacou o prefeito.
“A avaliação técnica positiva confirma que estamos no caminho certo. Nossos estudantes terão um excelente ambiente de formação”, afirmou Júlio Fernando.
Os médicos locais elogiaram a organização do atendimento na cidade e reforçaram o compromisso com um Sistema Único de Saúde (SUS) eficaz.
O Executivo local também expressou interesse em fomentar novas parcerias para continuar avançando na qualidade da saúde municipal.
O curso de medicina – O curso de bacharelado em Medicina da USCS no campus de Itapetininga funciona em período integral e oferece, semestralmente, 60 vagas, tendo duração de 12 semestres.
A USCS obedece às Diretrizes Curriculares Nacionais que estão definidas pela “Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014”, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, onde é definido o perfil do profissional egresso, as competências gerais e específicas a serem desenvolvidas, os conteúdos curriculares e sua organização, os estágios e atividades complementares e o sistema de acompanhamento, avaliação e certificação.
Esse curso, como parte da Escola de Saúde da USCS, visa avançar na inovação em curso no Brasil e no mundo no campo da educação médica, incorporando lições aprendidas nos demais cursos, sempre olhando para as melhores práticas nacionais e internacionais, orientando a formação às necessidades de saúde da sociedade brasileira, contextualizada no Sistema Único de Saúde – SUS, desenvolvendo um perfil profissional com três áreas de competência: saúde, gestão e educação.
Itapetininga oferta um currículo integrado, orientado por competência e comprometido com a melhoria da saúde no país, dando ênfase à cultura de qualidade e segurança, alicerçado em estratégias educacionais com metodologias ativas, onde o educando é centro do processo e também responsável pelo seu desenvolvimento.