Publicado desde 1969
Fundado por José Carlos Tallarico

Não coça o olho menino!

Quem nunca ouviu a frase acima da mãe ou da avó quando era criança? Acredito que quase todo mundo ouviu, e muitos não deram bola.

Porém, elas estavam certas: coçar os olhos pode trazer prejuízos à visão a longo prazo de fato.

Ainda vamos chegar nos grandes prejuízos à visão nos próximos artigos, mas por enquanto gostaria de descrever um pouco as causas desse prurido nos olhinhos dos pequenos.

Imagem

A principal delas é a conjuntivite alérgica. Sabemos que essa conjuntivite é uma reação imunológica de hipersensibilidade do tipo I, mediada por IgE e degranulação de mastócitos. Em outras palavras, há uma reação exagerada do sistema imunológico a determinados antígenos ambientais que causa coceira e vermelhidão ocular. É muito comum em crianças com rinite, urticária, asma, etc. Olha, eu vou confessar para vocês: é um problema que incomoda muito. Eu mesmo sou médico, tenho mais de 30 anos e vez ou outra tenho que conviver com os sintomas de atopia: coriza, espirros, coceira nos olhos, etc., Mas, recentemente, eu procurei um colega alergologista para realizar um tratamento imunoterapêutico, contratei um serviço de desacarização dos colchões e travesseiro e pude sentir a melhora, na prática. O ácaro, sem dúvidas, é o grande vilão para os alérgicos.

Por isso, recomendo sempre aos meus pacientes procurarem um alergologista, realizar o controle ambiental dos colchões, travesseiros, poeira nos quartos, brinquedos de pelúcia, além de usar colírio lubrificante e shampoo neutro para lavar os cílios e pálpebras.

“Mas doutor, faço tudo isso e meu filho continua coçando os olhos; quais prejuízos ele poderá adquirir na visão?” Vou responder a essa pergunta no próximo artigo. Acompanhe aqui!

 Dr. Walter Meira – Médico especialista em Oftalmologia com ênfase na subespecialidade de Segmento Anterior (Catarata, Córnea, Glaucoma e Cirurgia Refrativa) pela UNESP. https://drwaltermeira.com.br/

Facebook
Twitter
WhatsApp

PUBLICIDADE