O uso de fossas e valas ainda é realidade para mais de 2,4 milhões de pessoas no estado de São Paulo. No interior, mais da metade da população de Quadra e Guapiara, no sudoeste paulista, sobrevive sem acesso a rede de esgoto, mostram dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE).
Atrás apenas de Pedra Bela (SP) – onde 71% da população ainda não tem acesso a saneamento básico -, 57% dos habitantes de Quadra vivem na mesma situação precária. Na cidade, dos 3.376 moradores, são 1.937 pessoas que precisam se “virar”, enquanto não recebem acesso ao sistema de esgoto.
Por causa da necessidade, a precariedade é a única opção. Conforme o IBGE, 1.915 habitantes possuem fossas ou buracos no chão para as necessidades fisiológicas, outros 12, valas e seis pessoas responderam que utilizam rios.
A Prefeitura de Quadra não se posicionou até a última atualização desta reportagem.
Guapiara
Em Guapiara, a situação é a mesma. Dos 17.056 habitantes, 9.778 moradores (57%) também não têm acesso a saneamento básico. Na cidade, cinco pessoas informaram ao Censo não ter, até mesmo, banheiro ou sanitário na residência.
A maioria dessa parcela de pessoas sem acesso a esgoto utiliza fossas – são 9.075 pessoas. 503 moradores utilizam rios e lagos como alternativa.
Procurada pelo g1, a prefeitura não respondeu ao questionamentos. (Por g1 Itapetininga e Região)