ARQUIVADO | A oposição em Capão Bonito, liderada pelo ex-prefeito Marco Citadini e pelo ex-vereador Heitor da Gelsa, teve mais uma derrota na Justiça.
A denúncia que envolvia áudios supostamente com vozes do secretário de Governo, Indústria e Comércio – José Saito, e do vereador Fio Londrina foi arquivada pela Justiça local acatando o parecer do Ministério Público.
A acusação, que insinuava uma suposta compra de votos por parte do vereador Fio Londrina, foi analisada pelo Ministério Público da Comarca que concluiu que as provas apresentadas pela oposição não tinham sustentação legal.
“O órgão pediu, portanto, o arquivamento do inquérito alegando que: em suma, a eventual ação penal estaria fadada ao insucesso, diante de vedação ao ordenamento jurídico (art. 5º, LVI, da CF, e art. 157 do CPP). A par disso também não há prova que demonstre que os investigados efetivamente deram início a atos executórios do tipo penal (art. 333 do Código Penal: Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício”, afirmou o MP em sua decisão.”
O depoimento do vereador Danilo Vicente “Daan Cabeleireiro”, que foi ouvido durante a investigação, contribuiu para descaracterizar completamente a denúncia. O vereador alegou ‘categoricamente’ que não chegou a receber qualquer proposta de vantagem para aderir a base do prefeito, afirmando que votou em candidata contrária para assumir à presidência da Câmara.
Com isso, o arquivamento da denúncia deixa tanto o secretário José Saito como o vereador Fio Londrina livres de quaisquer acusações.
Em resposta ao desfecho do caso, o secretário José Saito comentou que a oposição havia explorado essa denúncia sem fundamento antes e durante a campanha eleitoral.
“Os argumentos apresentados eram infundados e tinham como único objetivo criar um fato político diante da iminente derrota nas urnas. As pessoas conhecem nosso caráter e é compreensível que as inverdades causem desconforto tanto para nós, como familiares e amigos. Embora eu preze pela democracia, é lamentável que exista uma oposição sem propostas e sem críticas construtivas, que se preocupa apenas em disseminar boatos e fake news. O que importa é o desenvolvimento de Capão Bonito e a verdade sempre prevalece”, desabafou Saito.
O vereador Antonio Roberto de Siqueira (Fio) também comentou: “Essas denúncias vazias têm o único intuito de criar fatos políticos infundados para desestabilizar o Governo Municipal. É evidente que alguns políticos não suportam ver Capão Bonito avançando e se acham os donos da verdade. Lembro que quando tiveram oportunidades fizeram muito pouco pelo nosso povo e pensaram só neles e colheram os frutos disto”, argumentou Siqueira, que foi reeleito.
Tanto José Saito como Fio Londrina também afirmaram que já tomaram as medidas necessárias e acionaram seus advogados para processar os opositores por danos morais, reafirmando o compromisso com a verdade e o desenvolvimento do município.