O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou, nesta terça-feira (12), a abertura da licitação para a construção do Hospital Regional em Itapetininga (SP). O decreto deve ser publicado no Diário Oficial após a assinatura. A entrega do novo hospital está prevista para 2026.
O investimento de R$ 50 milhões está previsto no orçamento estadual de 2024, que foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp).
O novo Hospital Regional de Itapetininga (HRI) será construído no Vale São Fernando, bairro próximo à Rodovia Raposo Tavares (SP-270). A unidade de média e alta complexidade será referência para os municípios da região.
O projeto prevê ainda que o HRI conte com 160 leitos gerais com maternidade; 44 leitos complementares de UTI, UCinco e Ucinca; centro cirúrgico com sete salas, sendo duas de grande porte, quatro de médio porte e uma exclusiva para obstetrícia; pronto atendimento com observação com 22 leitos; hospital dia com 20 leitos; ambulatório com oito consultórios e unidade de quimioterapia com dez poltronas e dois leitos.
A unidade, que ficará na Rua Diamante, deverá ter ainda uma farmácia ambulatorial para dispensação dos medicamentos oncológicos.
Pregão das Loterias vai viabilizar obras
No início do mês, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a aplicação de R$ 600 milhões obtidos com o pregão dos serviços lotéricos estaduais para a construção de dois novos hospitais em Birigui e em Itapetininga.
Com a oferta, que teve ágio de 130,15%, o consórcio português Aposta Vencedora superou a concorrente, a concessionária italiana SP Loterias. O pregão foi realizado na sede da Bolsa de Valores (B3), na capital.
“Essa outorga fixa tem endereço: será aplicada em dois locais onde há carência de leitos. O hospital de Itapetininga que existe hoje já não dá mais conta de atender, é uma estrutura muito antiga. Nós vamos construir um hospital novo, que vai atender ao menos 13 municípios na região. A mesma coisa acontece na região de Araçatuba, onde faremos o Hospital Regional de Birigui. Cada uma das unidades terá mais de 200 leitos”, afirmou o governador. (Por g1 Itapetininga e Região)