No evento promovido pelo deputado Helinho Zanatta (PSD), o jurista Marco Antonio Marques da Silva recebeu o colar de honra ao mérito legislativo
Na noite da última sexta-feira (25/08), por solicitação do deputado Helinho Zanatta (PSD), foi realizada, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, uma sessão solene em homenagem ao professor e jurista Marco Antonio Marques da Silva, que recebeu, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Além de atuar como desembargador no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Marco é professor de direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e conselheiro da Câmara de Comércio Portuguesa de São Paulo.
“A Casa sempre estará à disposição para representar os excelentes nomes da Justiça do nosso Estado. Agradeço ao doutor Marco por esse momento de felicidade que partilhamos aqui e reforço que as portas estarão sempre abertas para ele”, declarou Helinho Zanatta, iniciando os discursos.
O homenageado da noite, Marco Antonio Marques da Silva, agradeceu pelas honras concedidas e exaltou a importância do povo paulista em sua trajetória. “Uma honraria desta envergadura só poderia vir de uma Casa de Leis que respalda a nossa democracia, como é a Alesp. Agradeço, também, em nome do povo paulista, porque se não dividirmos aquilo que recebemos, nada será nosso. (…) O poder e os cargos são passageiros, mas a partilha e o conhecimento permanecem”, disse.
Homenagens
Durante a sessão, diversos representantes da área jurídica e da sociedade civil foram convidados a prestar homenagens ao professor Marco Antonio. Seu colega como professor da PUC Roque Carrazza foi o primeiro. Em seu discurso, afirmou que o amigo é um dos mais brilhantes juristas do Brasil. “Só posso dizer que a homenagem é mais do que merecida. Desde a época em que era meu aluno, eu já enxergava que Marco seria brilhante na área. Hoje, vejo que não me enganei, ele tem todos os méritos possíveis”, destacou.
Em seguida, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, enalteceu o jurista pelas honrarias e pelo trabalho na Câmara de Comércio Portuguesa de São Paulo. “Sua inteligência e sagacidade o levaram ao topo. Como é dito no Hino Brasileiro, ele é um gigante pela própria natureza. Um grande indivíduo que honra Portugal e Brasil com o mesmo peso e merece todas as homenagens de hoje”, discursou.
Por fim, o deputado federal Gilberto Nascimento marcou presença na Alesp, e chamou atenção para as conquistas do amigo homenageado. “Marco é um homem bom, que teve seus passos guiados por sua inteligência única. Possui um currículo invejável, um caráter indubitável e uma trajetória fantástica. Todo o Estado de São Paulo, por meio desta Assembleia Legislativa, o aplaude”, proferiu.
(Por Gustavo Oreb Martins – Fotos: Rodrigo Romeo)