PLATAFORMA DIGITAL | Nos últimos anos, temos testemunhado um avanço significativo na digitalização dos serviços públicos, visando facilitar o acesso da população a programas sociais e a diversos recursos oferecidos pelo setor público. Um exemplo concreto dessa tendência é a iniciativa da Casa do Empreendedor de Capão Bonito, que tem liderado esforços para digitalizar os serviços oferecidos aos equipamentos públicos.
Nesse contexto, destaca-se a visita (07/02) do coordenador da Casa do Empreendedor, Beto Tallarico, ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que reunido com os técnicos e equipe gestora apresentou a Plataforma Digital, com o objetivo de facilitar a adesão aos programas sociais, implementando soluções digitais que simplificam e agilizam o processo de inscrição e acesso aos benefícios, em especial ao Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD).
“Com o intuito de fomentar a ampliação aos acessos digitais com a adesão à Plataforma Digital, um cronograma de visitas está sendo montado de forma a atender aos demais setores públicos do município”, disse o coordenador Beto Tallarico.
O impacto positivo da digitalização não se limita ao acesso aos programas sociais, mas se estende também aos serviços oferecidos pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) que tem conseguido facilitar o processo de busca por emprego, conectando os trabalhadores desempregados às vagas disponíveis de forma mais rápida e eficiente.
Além disso, a digitalização dos serviços públicos tem sido fundamental também para promover a capacitação profissional e o desenvolvimento pessoal dos cidadãos. No Centro Mais Capacitação, os interessados têm acesso a uma variedade de cursos gratuitos, que abrangem desde habilidades técnicas específicas até competências socioemocionais. A digitalização desses cursos tornou-os acessíveis a um número ainda maior de pessoas, ampliando as oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho.
Com a Plataforma Digital é possível um trabalho em rede, em que os técnicos têm a possibilidade de otimizar o tempo, tornando mais acessíveis os programas sociais, os serviços de emprego e os cursos de capacitação, facilitando o efetivo acesso da população às políticas públicas.