Publicado desde 1969
Fundado por José Carlos Tallarico

Capão Bonito terá treinamento voltado para toda região referente a asma

TREINAMENTO SÁUDE PÚBLICA | A Educação Permanente e Vigilância Epidemiológica de Capão Bonito, coordenada pela enfermeira Josiane, realizará no próximo dia 28 de novembro, das 13 às 16 horas, no Auditório da Faculdade de Tecnologia um diálogo com o dr. Marcelo Nunes Cardoso sobre asma e asma grave.

O pneumologista Marcelo Nunes integra a equipe de assistência do AME de Itapetininga e é considerado um dos grandes especialistas.

Em suas apresentações, Nunes destaca o protocolo de encaminhamento para a especialidade e oferece capacitação sobre asma a médicos e enfermeiros da rede de atenção básica dos 48 municípios de abrangência do Departamento Regional de Saúde Sorocaba –DRS/XVI, além de esclarecer dúvidas mais frequentes e responder perguntas.

Imagem

O evento é destinado a toda a todas as equipes multidisciplinares da região e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google. com/forms/d/e/1FAIpQ LSep8E-BSBBNQ1qFWs JRHfeNu78J2q77hYu6Ywi ZqiHvJrhCDg/viewform?v c=0&c=0&w=1&flr=0

Asma – A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica.

As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida.

Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.

Vários fatores ambientais e genéticos podem gerar ou agravar a asma. Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente).

Para os fatores genéticos – característicos da própria pessoa -, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade, tendo em vista que pessoas com sobrepeso têm mais facilidade de desencadear processos inflamatórios, como a asma.

A doença pode ser controlada e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta o tratamento.

Para isso, a orientação é que o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá, o profissional de saúde terá todas as orientações relacionadas ao tratamento e à prevenção de crises, o que inclui entender os sintomas e sinais de agravamento da doença.

Facebook
Twitter
WhatsApp

PUBLICIDADE