Publicado desde 1969
Fundado por José Carlos Tallarico

Aluna de Capão Bonito está entre intercambistas da Nova Zelândia no Prontos pro Mundo

Aluna exalta o apoio de seus familiares e professores e fez um tour virtual por sua cidade de moradia pelos próximos três meses durante a ceia de Natal

Thais Roberta da Silva embarcou nesta semana para a maior aventura de sua vida e para a realização de um sonho de infância. Natural de Capão Bonito, a estudante da Escola Estadual Padre Arlindo Vieira é uma das selecionadas para o programa Prontos pro Mundo e, nos próximos três meses, viverá em Palmerston North, na Nova Zelândia, onde estudará no Awatapu College.

Desde pequena, Thais, que hoje tem 16 anos de idade, encantava-se pela língua inglesa. “Sempre fui muito curiosa para aprender o idioma, então utilizava aplicativos, videoaulas no YouTube e pegava livros emprestados na biblioteca para estudar e me acostumar com a língua”, conta. A dedicação deu resultado: seu nome estava na lista dos selecionados para o intercâmbio e ela está entre os estudantes que embarcaram na última quarta-feira (28) para o país da Oceania.

Sobre a seleção para o Prontos pro Mundo, ela diz que a ansiedade já a acompanhava desde cedo, aguardando a divulgação dos aprovados. “Quando minha professora coordenadora informou que dia sairia o resultado, eu já fiquei super ansiosa. Desde a hora que acordei, fiquei esperando a notificação do site”, lembra. O anúncio veio no intervalo do café. “Quando vi meu nome na lista, saí correndo para contar para minha diretora e para os professores que tanto me apoiaram.”

Imagem

Essa foi sua primeira viagem de avião, e o desafio de passar horas voando sozinha só aumentava sua animação antes do embarque. O apoio da família tem sido essencial nessa jornada. “Quando contei que fui selecionada, meus irmãos me incentivaram muito, e meu pai até reorganizou o trabalho para me ajudar a frequentar todas as aulas preparatórias”, lembra ela. O entusiasmo se estendeu a toda a família. “No jantar de Natal, mostrei para minhas tias, primos e avó onde iria morar e estudar, e todos celebraram comigo.”

Thais será a primeira da família a fazer intercâmbio. “Ir descobrindo cada detalhe foi incrível, desde comprar minhas coisas, até pensar nas possíveis diferenças culturais que vou enfrentar.” Ela também já estava em contato com a mãe da família anfitriã antes mesmo da viagem. “Ela é superatenciosa, desde o começo senti que nos daremos muito bem.”

Thais está ansiosa para conhecer os museus, parques e mergulhar na cultura local. Como a escola fica a apenas 15 minutos de casa, ela acredita que sua rotina será bem dinâmica. Além de aprimorar o inglês, espera fazer novos amigos, participar de eventos escolares e compartilhar sua experiência nas redes sociais para inspirar outros jovens. “Quero influenciar mais pessoas a investirem nesse sonho. Acho que o intercâmbio pode abrir muitas oportunidades no futuro, principalmente porque inglês é essencial para várias profissões.”

Thais tem planos ambiciosos para o futuro: pensa em cursar direito para ser juíza ou seguir carreira em relações internacionais. Neste ano, ela faz a segunda prova do Provão Paulista Seriado, iniciativa da Secretaria da Educação que garante vagas diretas às universidades e faculdades paulistas.

Prontos pro Mundo

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é a viagem, até o final de 2026, de 2.000 alunos para o exterior, em países como Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Entre os selecionados para as viagens de 2025, 500 estudantes terão viajado neste primeiro semestre e mais 500, no segundo semestre.

Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.

Facebook
Twitter
WhatsApp

PUBLICIDADE