Publicado desde 1969
Fundado por José Carlos Tallarico

Gilmar Mendes suspende inquérito da PF que atinge Arthur Lira

Investigação apura irregularidades na compra de kits de robótica para municípios de Alagoas

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu uma decisão na noite de ontem, quinta-feira (6) em que determina a suspensão imediata do inquérito da Polícia Federal (PF) que menciona o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em relação a supostos desvios de recursos do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinados à compra de kits de robótica.

Gilmar Mendes ordenou a paralisação total do caso até que o STF decida, após o recesso, em agosto, se a investigação deve ser anulada devido à suspeita de violação do foro privilegiado de Arthur Lira.

Imagem

A ação foi apresentada nesta semana pelos advogados Pierpaolo Bottini, Igor Tamasauskas e Thiago Wender Ferreira, e o ministro acolheu os argumentos de que o inquérito aberto na primeira instância da Justiça Federal em Alagoas no ano passado era irregular por ter como objetivo investigar o presidente da Câmara, que possui foro privilegiado.

No mês passado, a PF solicitou o envio do caso ao STF após encontrar anotações sobre pagamentos de despesas de “Arthur” envolvendo um ex-assessor de Lira, Luciano Cavalcante, e um motorista. A 2ª Vara Federal de Alagoas acatou o pedido na quarta-feira (5) e enviou os autos ao Supremo para dar continuidade à investigação. Com essa decisão de Gilmar Mendes, no entanto, o caso ficará suspenso até uma nova definição do tribunal. (Fonte: Raul Holderf Nascimento – Conexão Política)

Facebook
Twitter
WhatsApp

PUBLICIDADE