Publicado desde 1969
Fundado por José Carlos Tallarico

Cuidado com o novo golpe do empréstimo consignado!

Existem vários tipos de golpes para tomar o dinheiro das pessoas e hoje vamos falar de um que afeta diretamente os pensionistas e aposentados. Se você já se deparou com um valor na sua conta, já teve descontos nas parcelas do seu benefício sem saber o porquê ou até mesmo já recebeu uma ligação “milagrosa” avisando que você tinha valores a receber, é hora de prestar atenção!

Na maior parte dos casos, o golpe faz com que seja descontado do benefício do pensionista ou aposentado um empréstimo que ele nunca pediu. Mas como isso pode acontecer? E a principal resposta é: pela falsificação da assinatura da vítima do golpe, sobretudo nos correspondentes bancários. Vamos entender mais um pouco.

Muita gente sabe que, para cuidar de assuntos bancários, nem sempre é necessário ir ao banco, de fato. Existem muitas empresas ou instituições que podem realizar operações bancárias (como consulta de saldo, saques e empréstimos). É isso que chamamos de correspondentes bancários, mediadores que facilitam o acesso da população ao crédito.

Imagem

E o que isso tem a ver com o nosso tema? Acontece que esse golpe tem se repetido muito nas negociações que envolvem os correspondentes bancários, quando a pessoa com má intenção falsifica a assinatura do aposentado ou pensionista e começa a descontar do benefício da pessoa um valor que ela nunca solicitou, entre outras formas de abusos.

Mas é possível se proteger, Dr. Felipe? É sim! Se você já pegou o papel e a caneta, a hora de anotar as dicas é agora:

1) Se possível, instale o aplicativo MEU INSS no seu celular ou de alguém de sua família que possa lhe ajudar. Por lá, você consulta seu extrato sempre que quiser.

2) Quando cair um valor estranho na sua conta, NÃO MEXA NO DINHEIRO. Procure um profissional para te orientar, pois é possível cancelar o contrato não solicitado, receber de volta o que foi cobrado do seu benefício e até mesmo indenização por danos morais.

3) Fique atento a “propostas milagrosas”, como ligações ou abordagens dizendo que você tem um dinheiro para receber.

Proteja seu benefício e não caia mais nesses golpes! Ficou com dúvida? Envie sua mensagem para o jornal.

Dr. Luiz Felipe D’Ávila Gerotto e D’Ávila advogados

Facebook
Twitter
WhatsApp

PUBLICIDADE