Durante muito tempo procurei comandos para mudar minha mente, sempre em busca de modificar padrões de comportamentos, eliminar traumas, mágoas, complexos, enfim, como forma de ter saúde – de sair do aprisionamento mental. Como já enfrentei a “doença do pânico”, sei que, por vezes, a ansiedade sem controle pode levar novamente para esta enfermidade. Busquei ajuda em terapias, psicólogos, em estudos de inúmeros autores que muito me auxiliaram: o autoconhecimento é importante.
Porém, continuava ainda com antigos padrões, com gatilhos emocionais que surgiam e me faziam reviver sofrimentos. Sempre busquei a Deus, mas, após a morte de meu filho Marcos passei a estudar e a meditar a Sagrada Escritura diariamente. Com o tempo, compreendi que temos na Palavra um caminho para a cura, com comandos que podem renovar a mente, o espírito. (eles aquecem o coração, renovam e nos enchem de esperança).
Em Ezequiel há uma passagem muito profunda, quando Deus revela que transformará o coração por meio da Presença do Espírito, dará um coração novo e um espírito novo; tirará o coração de pedra e colocará em seu lugar um coração de carne. O mais forte é quando pede ao profeta que faça reviver os ossos secos por meio da Palavra! “Profetiza, dirige ao espírito: eis o que diz o Senhor: vem Espírito, sopra sobre esses mortos para que revivam”. O Espírito penetrou neles, e eles se levantaram sobre seus pés”.
Ora, temos um Deus poderoso, temos a Sua Palavra que traz vida, cura, liberta. Ele nos revelou esse caminho, por que continuarmos então a viver na falta de fé, na enfermidade, na ansiedade extrema? (A preocupação, a ansiedade fora de controle revelam também a falta de fé).
Assim, gostaria de compartilhar textos sagrados que formam uma oração, com base em: Ef 4, 1-31; 5, 1-2; Rom 12, 1-19; Fl 4, 7; 2 Tm 4, 7-8; Jr 17, 14; Ez 36, 24; 37, 1-9 e Mt 5, 8.
Senhor, neste dia que se inicia, Te dou graças por tudo! Venho hoje, diante de Ti, renunciar à minha vida passada, despojar-me do “homem velho”, corrompido pela vaidade, pelo excesso de coisas, por tudo quanto só traz engano, apego e me afastam de Ti. Apago e abandono hoje todo sentimento de rancor, ressentimento, mágoa e desamor. Perdoo todos os que de alguma forma me ofenderam ou me fizeram o mal e também peço perdão por todos os meus pecados. Por Cristo, recebo hoje a cura de toda e qualquer enfermidade e assim, elimino de meu corpo toda doença, desânimo ou desamor.
Renovo hoje, sem cessar, o desejo de estar unido a Ti, de permanecer em Ti. Revisto-me do “homem novo”, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. Renuncio ao pecado: à avareza (ao acúmulo de bens), à impureza, à maledicência, à ira, à lamúria, ao egoísmo e ao pior de todos os pecados: à soberba. Peço perdão por não me empenhar como deveria na aplicação do bem – na prática da Caridade (em todos os sentidos). Renuncio a tudo o quanto possa Te ofender, meu doce Jesus.
Tua Palavra diz que me darás um coração novo e um espírito novo; tirarás de teu peito o coração de pedra e farás reentrar em mim o sopro da vida. Reviverei porque dentro de mim colocarás o Teu Espírito. Sou nova criatura em Cristo. Pela fé e esperança recebo hoje a cura e coloco meu coração dentro do Teu (fechar os olhos e fazer essa entrega, pedindo ao Senhor que “dilate” o coração). Renovo hoje meu espírito pela transformação de minha mente, de meu coração e espírito.
Que nenhuma palavra má saia de minha boca, que possa dizer palavras edificantes, de fé e esperança, que todos que se aproximem de mim sintam a Tua Presença. E que não volte a entristecer o Espírito Santo com as minhas atitudes, pensamentos ou ações. Que eu veja Senhor em todos o Teu olhar misericordioso e assim, diante da Tua Presença, trate a todos com bondade e amabilidade, porque agora sou luz no Senhor.
Vigiarei com cuidado minha conduta, procurando compreender qual é a Tua vontade, contudo, reconheço que, para combater o bom combate, preciso da Tua Graça. Revisto-me hoje da Tua armadura para vencer as ciladas do demônio. Tomo comigo o capacete da justiça, da salvação, o escudo da fé e a espada do Espírito: a Palavra de Deus. Que meu coração se “dilate” diante da magnitude de Teu Amor. Que minhas ações reflitam os frutos do Espírito: amor (caridade), alegria, paz, paciência (longanimidade), benignidade, bondade, fidelidade (fé), mansidão e domínio próprio.
Cria em mim Senhor um coração puro e renova em mim Teu espírito inabalável. Envia Teu Espírito Santo – dá-me a virtude da Fortaleza para enfrentar minha jornada terrestre e não deixe me afastar de Ti. Cura-me e serei curado – salva-me e serei salvo.
Hoje, e todos os dias de minha vida, escolho caminhar diante de Tua Presença, buscando pelo Teu Reino: mirando Teu olhar, Tua bondade infinita. (Como posso continuar Te ofendendo com minhas ações e atitudes, diante de tão maravilhoso Amor?).
Que a paz de Cristo, que excede todo o entendimento, faça morada em meu ser, hoje e sempre. Crendo na promessa de Jesus: Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus!
Maranata!
Profª Drª Maria do Carmo Lincoln Paes



