Na tarde da última terça-feira, 26 de novembro, o CMDPcD – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, teve o prazer de realizar mais uma edição da Virada Inclusiva Municipal, a 9ª Virada, promovida em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Desde 2016, a Virada Inclusiva tem se consolidado como um importante espaço de conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência em nossa comunidade.
Contados da reativação do CMDPcD em 2016, sob a presidência do eterno líder, Prof. Mario Rodolfo, foram promovidas 8 edições da Virada Inclusiva, sendo que no ano da pandemia, o evento foi realizado virtualmente, e no ano seguinte, retornou presencialmente, seguindo as normas de segurança.
Diante da recente perda do amigo Mario Rodolfo, ocorrida há alguns meses, a realização da nona virada se tornou um desafio para os membros do Conselho. Apesar disso, certamente sob a sensação da presença inspiradora do mesmo, acabou resultando um evento de grande sucesso, com o tema: “Ninguém de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”. Embora enfrentando dificuldades, especialmente após a partida do querido presidente, a equipe do Conselho se uniu com determinação e energia positiva, tal qual a emanada dos girassóis, com retorno aprazível, que se estendeu por todo o Município e região.
O destaque desta edição, centra-se nos resultados do Concurso de Desenho e Poesia/Redação, com a temática “Inclusão das pessoas com deficiência”, que mobilizou mais de 500 alunos, tendo cada um deles refletido, pesquisado e compartilhado o tema com seus familiares e amigos, impactando, direta ou indiretamente, mais de 2.000 pessoas. Por isso, o CMDPcD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) vem a público expressar profunda gratidão às escolas municipais, à ETEC de Capão Bonito e às APAE´s (Capão Bonito, Buri, Guapiara e Ribeirão Grande) que incentivaram e engajaram seus alunos, abrilhantando o evento e demonstrando o atingimento do propósito: a reflexão sobre a necessidade de inclusão irrestrita, incondicionada e ilimitada das pessoas com deficiência.
Direcionam os parabéns aos pais e familiares dos alunos que participaram do Concurso, tendo sido ou não, vencedores, pois a intenção do CMDPcD foi contribuir para o despertar de valores nas crianças e adolescentes (futuro da Nação), com foco no respeito ao semelhante, em atenção à uma convivência digna, justa e igualitária.
Agradecem também os colaboradores, que contribuíram para o desenvolvimento das atividades, no decorrer do evento, com especial reconhecimento à Secretaria Municipal de Educação e de Desenvolvimento Social.
Estendem os agradecimentos aos que estiveram presentes no evento, tais como: vereador Neto Tallarico, Dra. Rosana Nito, Dr. Luiz Felipe Moreira D´avila, Dra. Adriana Menk de Carvalho, Andréa Milani (secretária municipal de Saúde), Neli Cordeiro de Miranda (vice presidente do Conselho Municipal do Idoso), Romano José de Oliveira (secretário municipal de Desenvolvimento Social), Alexandre Mendes (diretor municipal de Cultura), Ezer Dias de Oliveira Junior (diretor da FATEC de Capão Bonito) e todos os demais que não se torna possível aqui nominar, pois foram muitos, que agraciaram o Conselho, com sua prestigiosa presença.
E ainda, os agradecimentos dirigem-se a todos os conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência dos municípios de Itapeva e de Itararé, nas pessoas dos presidentes, Guilherme e Vilmar (respectivamente), que vieram prestigiar a celebração.
Por último, agradecem ao Secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Marcos da Costa e ao representante da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará, Rubinho Linhares, que contribuíram com um vídeo emocionante, veiculado ao longo do evento.
A 9ª Virada Inclusiva reafirma a importância da união e do compromisso coletivo pela inclusão. Que possamos seguir juntos nessa jornada, fazendo sempre o melhor pelos nossos cidadãos!

Os Membros do CMDPcD de Capão Bonito SP



